Você, ao estudar História, provavelmente se deparou com a pergunta que intitula esta postagem. Pois bem, vamos esclarecer:
Parlamentarismo: é o sistema de governo caracterizado por uma divisão no Poder Executivo entre o chefe de Estado e o chefe de Governo. O chefe de Estado é, na maior parte das vezes, o primeiro-ministro. O primeiro-ministro é eleito pelo parlamento e, por isso, depende da manutenção de uma boa relação com o mesmo. O chefe de Estado não atua efetivamente. Suas funções são, geralmente, protocolares. Exemplo: a rainha da Inglaterra exerce funções mais simbólicas que políticas.
Presidencialismo: caracteriza-se por dispensar um alinhamento entre o parlamento e o presidente de república. O presidente da república, diferente do parlamentarismo, concentra os poderes do chefe de Estado e do chefe de Governo. No presidencialismo não pode-se retirar o presidente - salvo em casos extraordinários e adotando o procedimento do impeachment como aconteceu aqui com o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Para te ajudar mais um pouco, leia a letra da canção composta por Juca Chaves quando aqui foi convocado um plebiscito para definir o sistema de governo, Plebiscito:
PLEBISCITO
Plebiscito esse é o modismo
Pra se saber, afinal
Qual é o regime ideal
O que é presidencialismo
A televisão conspira
A cultura duvidosa
O retrato é de mentira
Você põe, você tira, apenas você não goza
Mas no parlamentarismo
O seu voto é indiferente
Pra escolher o presidente você elege um deputado
Um patriota esforçado, um filho não sei de quê
Democrata que se opõe
Ele tira
Ele põe
Ele goza por você
Monarquia, monarquia,
pelo muito que estudei
Nunca soube que algum dia
A gente votasse no rei
E Se eleito é o rei quem ri
Nada será diferente
Enquanto a rainha sorri, o rei tira só pra si
E ainda goza na gente...
Agora escute a canção.
Escute. Pense. Reflita. Decida. Aja.
TENHA HISTÓRIA NA CABEÇA!
0 comentários:
Postar um comentário